Livros

This I Know – Susannah Conway

Fecho o livro, encosto no peito, e tento colocar alguns pensamentos em ordem antes de admitir que acabou. Não acabou pra mim. Por que não comecei a ler antes? Por que esse livro ficou guardado há quase cinco anos? Ah, sim, eu não achei que conseguiria ler em inglês, e achei que seria trabalhoso demais ficar traduzindo tudo. Por isso, agradeço a lista que fiz no ano passado, ela foi o motivo de ter tirado a poeira da capa e me atirado em uma viagem transformadora. Sem volta. Sem fim. Na verdade, acho que esse é só o começo.

Susannah Conway é fotógrafa, escritora e criadora de vários cursos que envolvem arte e autoconhecimento. Conheci o trabalho dela enquanto buscava no Google um curso de fotografia introspectiva, algo que me fizesse parar, olhar e me conectar com a beleza das coisas. Não sei bem o que joguei na busca, mas o site dela foi o primeiro que apareceu. Bastou um clique para que eu perdesse horas ali, e percebesse que era exatamente o que eu precisava.

Quando o livro foi lançado, comprei no mesmo dia. Chegou rápido, e lembro de ter ficado encantada a cada página que passava. Não pelo texto (como disse, nem havia começado a ler), mas pelo capricho da editora, pelo papel, pelas fotos… This I Know é recheado com as lindas polaroids que ela foi tirando ao longo de seu processo de cura. Cura de um luto pela perda de um grande amor, e pelo retorno, o caminho de volta à si mesma. O livro é como uma viagem no tempo, um retorno a um momento difícil na vida da autora, onde ela compartilha toda sua trajetória, das cinzas ao renascimento através da arte.



Parte em mim dizia que o livro não era exatamente pra mim. Eu não tinha passado pelo luto daquela forma. Mas havia uma outra parte que dizia: “Espera! Pode ter um presente escondido aqui! Você se comprometeu a ler um livro inteiro em inglês mesmo, dá uma chance para esse!”

Quando o primeiro capitulo chegou ao fim, eu já estava bem envolvida, mas quando virei a pagina me surpreendi. Havia uma proposta ao final do capítulo, uma sugestão. Então percebi que todos os capitulos te levam a cavar mais fundo, a se questionar sobre alguns aspectos, a se empoderar, a olhar a sua vida com mais amor.

Eu não sei se foi obra do destino, alinhamento do Universo, sincronicidade, mas era tudo que eu precisava. Não só ganhei mais confiança com o meu inglês, como ganhei mais clareza sobre aspectos importantes da minha vida. Sobre a importância da mulher que fica lá no espelho, esperando que eu olhe para ela toda vez em que a reconheço em reflexo qualquer. A mulher que quer ser vista, e que há anos espera pacientemente pela nossa reconciliação. Ela fez um longo caminho junto comigo, por toda a vida. Está mais do que na hora de dar voz à ela, de olhá-la no fundo dos olhos e honrar sua presença no mundo.

Susannah Conway sempre faz isso comigo. Com seu jeito doce e compassivo, me convida a ser mais presente na minha própria vida, me dá coragem de contar a minha historia, e de espalhar os meus presentes pelo mundo.

Recomendo muito este livro!
Se você permitir, talvez ela faça isso por você também. ♥

1 Comment

  • Reply
    Ana Telma
    17/03/2017 at 17:26

    Fiquei super com vontade de ler! ☺
    Lindo ler seu relato feito com tanta amorosidade e doçura! Sou muito grata em ter você ao meu lado na minha jornada! ?

  • Leave a Reply